PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




terça-feira, 23 de setembro de 2008

PROJECTO ARTÍSTICO E EDUCATIVO


Através de actividades baseadas em eventos educativos e artísticos pretende-se reforçar laços, explorar capacidades já existentes nas Associações da Freguesia da Baixa da Banheira, valorizando e preservando valores locais assim como reforçar o trabalho de todos contribuindo para uma maior visibilidade da Baixa da Banheira.

OBJECTIVOS ACÇÃO A DESENVOLVER

Criar momentos congregadores entre as Associações da Freguesia da Baixa da Banheira

Dinamizar o ParqueZeca Afonso.

Reforçar laços entre Associações, Escolas, Jardins-de-infância, Centros de Actividades de Tempos Livres, Famílias e comunidade em geral

Valorizar os saberes locais

Desenvolver actividades de socialização e partilha de saberes entre a comunidade educativa e a idosa Incentivar à criatividade e, socialização e
Desinibição

No sentido de se fazerem cumprir os objectivos propostos, estão já previstas a realização de algumas actividades:

1. Actividade Inter-Geracional

Integrado nas comemorações do mês do idoso.

Exposição de materiais recicláveis relacionados com música (Ag. Vertical Mouzinho da Silveira), jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos com a colaboração dos Reformados do Norte.

Teatro musical – tema

“Reciclagem”pelos alunos do 1º Ciclo do Ag. Vertical EscolaMouzinho da Silveira.

Aula de ginástica intergeracional realizada por professor cedido pela Associação de Moradores da Zona Norte.

2. Animação de Fórum, grupo encarregue das demonstrações artísticas
Demonstrações artísticas em representação das Associações e
Colectividades da Baixa da Banheira.
Incentivar uma melhor relação entre a Comunidade / Famílias / Associações.


2. Concerto de Natal – Gala dosPequenos Cantores – Fórum JoséManuel Figueiredo Convidar um Coro (por expl: Sto. Amaro de Oeiras), apresentarmos coros da comunidade educativa da Baixa da Banheira e também um coro de idosos a “definir”

4. Cantar as Janeiras Pesquisa sobre canções e trajes da época (junto da comunidade mais idosa)
Envolver a comunidade educativa na interpretação e apresentação das canções (grupos de alunos e professores).
A decorrer na 1ª Quinzena de Dezembro, data a determinar Janeiro – durante a semana dos Reis

Temos ainda previsto colaborar na dinamização do Núcleo Museológico da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, que se encontra em fase de organização, bem como lançar a ideia de uma geminação entre escolas e associações, isto é, a criação de laços privilegiados de relacionamento e colaboração entre uma escola / uma associação.

3 comentários:

  1. Ora boas e longas noites... muito se trabalha por aqui... o blog esta excelente. muito bom trabalho mesmo :)) abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá, muito boas tardes. Gostava de obter mais informações sobre este projecto da Baixa da Banheira. Onde me posso dirigir, e com quem falar?

    ResponderEliminar