PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projecto Integrado da Baixa da Banheira

18 de Fevereiro 2009

Resumo da Reunião

Acções de Formação


Devem ser elencados os temas importantes a abordar nas acções de formação a promover junto com a Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio. Assim, os temas definidos foram: fiscalidade e contabilidade associativa, tecnologias de informação e comunicação, comunicação e imagem e como procurar financiamento e apoios.
A CMM vai estabelecer protocolo com a Confederação, e as acções de formação podem ser realizadas nesse âmbito.

Associações que dão apoio aos filhos dos sócios


Está a ser desenvolvida programação de um conjunto de acções, na perspectiva da interacção e intercomunicação entre associações que desenvolvem trabalho a este nível. Prevê-se a realização de 4 momentos que passam pela dinamização de actividades em cada uma das colectividades, no campo da animação intergeracional (avós e netos), interacção entre associações e também a perspectiva de se realizarem algumas acções de formação com as pessoas que trabalham directamente com as crianças.
Na colectividade da Baixa da Serra, foi já desenvolvido um workshop de teatro com as crianças e adultos, com resultados muito positivos.

Trabalho de interacção entre Escolas e Movimentos Associativo


Integrado num outro projecto desenvolvido pelo ICE “Do Longe Fazer Perto”, estão envolvidas duas escolas da Baixa da Banheira, EB1 nº1 e nº3 da Baixa da Banheira. Em relação à freguesia pretende-se realizar uma exposição de brinquedos, a realização de um “roteiro associativo” e momentos de poesia entre avós e netos.

“Gala dos Pequenos Cantores”


Realização de um espectáculo com os grupos de expressão musical das AEC’s do 1º ciclo do Agrupamento Mouzinho da Silveira, dinamizado pela Associação de moradores da Zona Norte.
Necessário definir data disponível pelo Fórum Cultural para a realização deste espectáculo.

Peddy-paper

Os escuteiros vão realizar também um peddy-paper pelo Movimento Associativo, que poderá ser aberto a toda a comunidade.

Acampamento


Há a possibilidade de se vir a realizar um acampamento na freguesia da Baixa da Banheira, dirigido a crianças e jovens carenciados, que necessita de uma equipa para a sua organização.


Férias desportivas


Proposta de realização de férias desportivas nas interrupções lectivas

Foram também reajustados os grupos de trabalho, cuja grelha se segue: