PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




domingo, 31 de janeiro de 2010

1ª reunião do grupo dinamizador 2010

28 de Janeiro de 2010

Local: Junta de Freguesia da Baixa da Banheira

Estiveram presentes representantes da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, Clube de Futebol “Os Barulhentos”, Associação de Moradores da Zona Norte da Baixa da Banheira, Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira, Ginásio Atlético Clube, Escuteiros; ICE e Câmara Municipal da Moita (Divisão de Educação e Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo/GAMA)

Nesta primeira reunião do grupo dinamizador, foi discutida a planificação para o ano de 2010, a proposta de novas ideias e a constituição de grupos de trabalho.

O Corpo Nacional de Escutas apresentou algumas actividades que vão realizar no mês de Março. Trata-se de um peddy-paper na Baixa da Banheira, que contará com a participação de toda a comunidade e cujas inscrições estão abertas a todos os que quiserem participar. Pretende-se com esta actividade percorrer a maior parte das associações/colectividades da freguesia.

Foi proposto pela Junta de Freguesia a organização de um projecto dirigido aos alunos do 2º e 3ºs ciclos do ensino básico, que culminasse num fórum de discussão sobre a participação dos jovens na vida da freguesia. Concluiu-se que sendo uma actividade que pressupõe grande motivação para a sua adesão, e que comporta alguma complexidade quanto à sua organização, deverá ser melhor reflectida e possivelmente iniciada no próximo ano lectivo. Para tal deverá ser constituído um grupo para a pensar melhor e de que forma poderá ser posta em prática.

O blog projectointegradodabaixadabanheira.blogspot.com terá que começar a ser dinamizado. A partir desta reunião contamos reiniciar com a contribuição de informações e noticias do próprio projecto bem como de actividades que vão sendo realizadas pelas associações da Baixa da Banheira.

Para a organização das actividades propostas foram constituídos grupos de trabalho que vão trabalhar em torno das propostas apresentadas, tendo em conta os recursos logísticos e humanos necessários, bem como os conteúdos de cada uma das actividades. Assim:

Férias BxB – Câmara Municipal da Moita (Divisão de Educação), Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, Clube União Banheirense “O Chinquilho”, “Barulhentos”, ICE. Ficou já agendada uma reunião de trabalho, para o dia 8 de Fevereiro, pelas 10 horas, nas instalações do ICE na Baixa da Banheira.

II Gala dos Pequenos Cantores – Câmara Municipal da Moita (GAMA), Associação de Moradores da Zona Norte, Comissão de Utentes.

Acampamento – Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento nº 371.

II Fórum do Movimento Associativo – Associação de Moradores da Zona Norte, Câmara Municipal da Moita (GAMA), ICE.

Participação dos Jovens na Comunidade – Associação de Pais da EB 2, 3 Mouzinho da Silveira, Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, CNE – Ag. Nº371.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 4 de Março pelas 21 horas e 30 minutos no Ginásio Atlético Clube.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Proposta de intervenção para 2010

Projecto Integrado da Baixa da Banheira

Na perspectiva de se transformar numa rede de actores/sujeitos, trazendo para a dinâmica colectiva, iniciativas de cada um dos parceiros, o PIBB – Projecto Integrado da Baixa da Banheira, é desde a primeira hora uma proposta de acção multidimensional, orientado para exploração das várias dimensões integrantes do desenvolvimento: Educação, Saúde, Cultura …

São objectivos do projecto:

1. Responder às expectativas de cada associação/instituição e dar visibilidade à (grande) riqueza existente na Baixa da Banheira;

2. Criar grupos específicos que respondam às problemáticas existentes promovendo um trabalho de parceria e de dinamização da comunidade local, levando ao empowerment (elevando a capacidade de decisão) da população;

3. Organizar momentos congregadores através de fóruns de discussão, actividades lúdicas, etc;

Assumindo esta diversidade de propósitos/objectivos, considerou-se a pertinência estratégica de investir privilegiadamente na mobilização do amplo movimento associativo existente na Baixa da Banheira. Nesse sentido se orientaram os vários passos dados nos primeiros 7 a 8 meses de 2008, período ao longo do qual se realizaram reuniões com entidades locais, com as quais, se veio, aliás, constituir um Grupo Dinamizador que se estruturou em grupos de trabalho centrados em iniciativas concretas a implementar.

O rearranque do projecto, sob o impulso deste grupo dinamizador, veio a verificar-se em Setembro de 2008, mês em que se iniciou a preparação de alguns eventos, a estruturação de uma rede de intercomunicação e a organização de um Fórum do Movimento Associativo.

Actualmente o PIBB, conta com as seguintes parcerias/intervenientes:

  • Câmara Municipal da Moita
  • ICE – Instituto das Comunidades Educativas
  • Junta de Freguesia da Baixa da Banheira
  • Ginásio Atlético Clube
  • Associação de Moradores da Zona Norte da Baixa da Banheira
  • Futebol Clube "Os Barulhentos"
  • Clube União Banheirense "O Chinquilho"
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2, 3 Mouzinho da Silveira
  • Associação de Reformados e Idosos "O Norte"
  • Centro de Atletismo da Baixa da Banheira
  • Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento nº 371
  • Projecto "Entre Nós" – Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros
  • Sociedade Recreativa da Baixa da Serra
  • Movimento Democrático de Mulheres
  • Associação de Pais do Agrupamento Vertical de Escolas D. João I
  • Associação de Dadores de Sangue.

De Setembro de 2008 a Julho de 2009 o projecto ganha corpo dando origem a uma diversidade de iniciativas que reflectem uma nova dinâmica da/na Freguesia:

  • A actividade intergeracional (crianças e idosos) realizada no âmbito do mês do idoso (Outubro) e em que se implicaram outras Associações, a Escola Profissional e crianças do pré-escolar e do 1ºCiclo.
  • O Fórum do Movimento Associativo que contou com a presença de cerca de 20 instituições/associações e que reflectiu sobre a relação do movimento associativo com os jovens, as famílias, as escolas e os próprios associados.
  • A criação de um grupo (mailinglist) que se complementou com a estruturação de um blog http://projectointegradodabaixadabanheira.blogspot.com (actualmente um centro de recursos e documento do próprio projecto)
  • A realização de uma manhã desportiva, envolvendo as escolas, e de convívio sob o impulso do Projecto Gira – Volei;
  • As Férias BxB, organizada pelos parceiros do projecto e envolvendo outros, e que envolveu cerca de 60 crianças que participaram em diversas actividades em espaços associativos;
  • As Actividades de Socialização entre crianças e associações que fazem apoio educativo aos filhos dos sócios
  • A Gala dos Pequenos Cantores, em que participaram cerca de 150 crianças do primeiro ciclo e que, coordenada pela Associação de Moradores da Zona Norte, lotou o Fórum Municipal José Manuel Figueiredo.

  • A Feira de Objectos Usados, impulsionada pelo Ginásio Atlético Clube.
  • Um número significativo de acções de formação no domínio das TIC, para técnicos e dirigentes, impulsionadas pela Associação "Os Barulhentos".

Tipo e nº de actividades realizadas nas diferentes fases da disseminação

Tipo de actividade

Nº de Actividades

1. Recrutamento e formação de mediadores

5

2. Acções de formação

3. Formação de formadores/agentes/disseminadores

20

4. Workshops formativos

6

5. Sessões de divulgação / apresentação

12

6. Seminários

1

7. Edições do(s) produto (s)

3

8. Website divulgação

1

9. Plataformas virtuais; fóruns interactivos

1

10. Trabalho em Rede ou em CoP

3

Identificação do tipo de beneficiários finais das actividades do projecto

Tipo de beneficiários

Mulheres

X

Jovens

X

Trabalhadores

X

Desempregados

X

Grupos de risco

X

Minorias étnicas

Pessoas em situação de pobreza

X

Dirigentes e gestores

X

Técnicos e animadores

X

Outros (quais?): Crianças

X

Outros (quais?): Idosos

X


Tão importantes como estas iniciativas foram, sem dúvida, os momentos de encontro entre as associações que funcionaram, de facto, como oportunidades de construção de pensamento estratégico e de reforço das relações. A verdade é que a rede colaborativa que foi emergindo se tornou numa verdadeira parceria de acção.

Verificaram-se assim algumas mudanças que ocorridas nas organizações parceiras, promoveram as competências das equipas e das organizações:

  • Reorganização dos Planos de Actividades das Associações em torno de actividades organizadas em conjunto;
  • Realização de acções em rede e em parceria;
  • Evidência na capacidade de organização e realização de acções em comum e em torno da comunidade envolvente;
  • A utilização de novas tecnologias como forma de organização de estruturas de intervenção e de divulgação das suas actividades.

Verificaram-se também a aquisição de competências, inovações:

  • Competências adquiridas na área das TIC e sobre organização de Eventos conjuntos - promovemos a discussão e maior reflexão sobre as necessidades da comunidade; promovemos o enpowerment dos agentes da acção; foi desenvolvido um trabalho em rede e em parceria
  • Inovações introduzidas - transformação do grupo numa comunidade de prática, através da utilização da Internet para minimizar distâncias e aumentar o rendimento de trabalho e reflexão; foi realizado um conjunto de actividades que apoiaram as famílias – organização de actividades que beneficiaram directamente crianças e indirectamente as suas famílias durante uma interrupção lectiva; realização de actividades inter-associações
  • Satisfação dos beneficiários – criação e organização de blog: projectointegradodabaixadabanheira.blogspot.com
  • Mudança das práticas - enpowerment de agentes e comunidades; tomada de consciência por parte dos incorporadores das problemáticas existentes; consciencialização de que em conjunto é possível realizar mudanças de grande importância em beneficio próprio e da comunidade em geral

Por fim, verificamos que:

  • A complexidade do trabalho em equipa e em rede, que congrega diferentes estruturas e diferentes formas de olhar o contexto. A construção de um trabalho em equipa e em rede, numa perspectiva de intervenção comunitária que não se compadece com períodos de tempo previamente definidos. A necessidade dar um espaço e um tempo para que cada parceiro de acção se integre e se envolva ao seu ritmo.
  • A identificação de vários patamares de mediação que definiram diferentes ritmos de intervenção.
  • Mais importante que levar o conceito é que o mesmo sirva ou se possa adaptar ao outro. Foi muito importante o trabalho com… e não a intervenção para…
  • Perspectivas para 2009/2010

O ano que se inicia será marcado, pelo esforço de consolidação dos processos a que tem vindo a dar vida, consolidação que passará, no entanto, pelo lançamento de novas iniciativas e projectos.

Assim, prevemos o alargamento da rede de parcerias a outras associações e entidades da freguesia da Baixa da Banheira, e especificamente ao estabelecimento de uma relação de parceria entre as Escolas;

Será importante também melhor definir o papel do grupo dinamizador e reforçar as funções dos vários grupos de trabalho;

Promover uma maior capacidade de planeamento e organização das actividades a implementar durante o ano de 2010;

Consolidar e reactivar de forma mais sistemática o blog: projectointegradodabaixadabanheira.blogspot.com