PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




domingo, 29 de março de 2009

Férias BxB 2009

A primeira edição do Férias BxB decorre de 30 de Março a 02 de Abril.



Esta iniciativa surgiu na sequência Fórum do Movimento Associativo e da sua reflexão/questionamento sobre ‘o papel das associações na sua relação com… escola, famílias, comunidade banheirense, procurando as associações que a representam dar o primeiro passo num processo, que se pretende, de maior envolvimento e colaboração entre o Movimento Associativo e a comunidade da Baixa da Banheira.

Seguindo os propósitos do Projecto que propõe trabalhar de forma interactiva e integrada com os diferentes actores da comunidade numa perspectiva ecoformativa de promoção e de desenvolvimento da localidade aponta-se para a transformação dos actores em autores do processo de construção do presente e do futuro, no forte movimento associativo e no trabalho de parceria.

1 comentário:

  1. Boa noite!
    Vi o vosso blog e achei bastante interessante.
    O projecto creio que será importante para a vossa comunidade.Sou animador sócio-cultural trabalho nessa área e será necessário fomentar o movimento associativo.Existirá todo um trabalho de consciencialização e sensibilização no que diz respeito às motivações e necessidades da comunidade.tal facto implica auto-estima e autonomia das comunidades.Assim a mesma estará preparada para realizar projectos autonomos, utilizando a população como principal motor da vida comunitária.Reflectir, participar e construir
    são três itens para o associativismo.
    Aproveito para enviar o meu blog:http://raizdopensamento-sameiro.blogspot.com

    Carlos Sameiro

    ResponderEliminar