terça-feira, 31 de março de 2009
Férias BxB 2009 2º Dia
segunda-feira, 30 de março de 2009
Férias BxB 2009- 1º DIA
domingo, 29 de março de 2009
Férias BxB 2009
Esta iniciativa surgiu na sequência Fórum do Movimento Associativo e da sua reflexão/questionamento sobre ‘o papel das associações na sua relação com… escola, famílias, comunidade banheirense, procurando as associações que a representam dar o primeiro passo num processo, que se pretende, de maior envolvimento e colaboração entre o Movimento Associativo e a comunidade da Baixa da Banheira.
Seguindo os propósitos do Projecto que propõe trabalhar de forma interactiva e integrada com os diferentes actores da comunidade numa perspectiva ecoformativa de promoção e de desenvolvimento da localidade aponta-se para a transformação dos actores em autores do processo de construção do presente e do futuro, no forte movimento associativo e no trabalho de parceria.
sábado, 28 de março de 2009
quinta-feira, 26 de março de 2009
FÉRIAS BxB 2009


A freguesia da Baixa da Banheira pretende brindar cerca de 100 crianças, na faixa etária dos 6 – 12 anos, com umas férias a realizar na primeira semana de interrupção lectiva da Páscoa, bastando às mesmas dirigirem-se, acompanhadas do encarregado de educação, à Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e fazer a sua inscrição gratuitamente.
Férias BxB, nome pelo qual se designa a actividade, é uma iniciativa enquadrada no âmbito do Projecto Integrado da Baixa da Banheira. Começa no próximo dia 30 de Março, às 9h30 e termina a 2 de Abril, às 17h30, no Parque José Afonso, trazendo a todas as crianças que nela participarem uma grande diversidade de actividades como, ginástica, karaté, luta Greco-Romana, danças de salão, de expressão plástica e jogos tradicionais entre outras, envolvendo associações e públicos de diferentes níveis e sensibilizando, mais uma vez, para a importância de projectos intergeracionais.
Esta iniciativa surgiu na sequência Fórum do Movimento Associativo e da sua reflexão/questionamento sobre ‘o papel das associações na sua relação com… escola, famílias, comunidade banheirense, procurando as associações que a representam dar o primeiro passo num processo, que se pretende, de maior envolvimento e colaboração entre o Movimento Associativo e a comunidade da Baixa da Banheira. Seguindo os propósitos do Projecto que propõe trabalhar de forma interactiva e integrada com os diferentes actores da comunidade numa perspectiva ecoformativa de promoção e de desenvolvimento da localidade aponta-se para a transformação dos actores em autores do processo de construção do presente e do futuro, no forte movimento associativo e no trabalho de parceria.
Pelo Grupo Dinamizador do PIBB
Março de 2009
quarta-feira, 25 de março de 2009
Projecto Integrado da Baixa da Banheira
UMA FONTE DE PODER NA BAIXA DA BANHEIRA
No âmbito do Projecto Integrado da Baixa da Banheira e como forma de induzir o empowerment à sua Comunidade, através das associações aí existentes,realizou-se no dia 22 de Novembro de 2008 o Fórumdo Movimento Associativo. Este fórum surgiu na sequência das várias reuniões que os parceiros - grupo dinamizador do projecto deque faz parte o ICE - têm vindo a realizar e onde se concluiu que entre outras acções, como forma de criardinâmica e interacção entre associações, comunidade educativa e comunidade em geral, era necessário a existência dum espaço de problematização de questões onde associações diversas (Lazer,Recreativas, Desportivas, IPSS, ONGs…), einstituições locais (Câmara Municipal, Junta deFreguesia, Centro de Saúde, Agrupamentos deEscola…) reflectissem, em conjunto, as realidades do local. Com a participação de cerca de vinte Associações, das vinte e oito existentes na Freguesia da Baixa da Banheira, este espaço propôs-se reflectir: “O Papel dasAssociações na sua Relação com: a Escola, as Famílias, os Associados e os Jovens.Através de um diálogo enriquecedor, questionou-se:
O fechamento da escola à comunidade… motivos e motivações.
A “militarização” das crianças, na escola, sujeitasa um horário escolar idêntico ou mesmo superiorao de um trabalhador.
A duplicação de actividades entre as ActividadesExtra-Curriculares e as Associações.
A família actual e a família dos anos 30/40… (a dificuldade de conciliação entre a vida familiar eprofissional actual). O “divórcio”, apesar dosesforços, ainda existente entre associações eassociados.
A importância do movimento associativo, mas apouca visibilidade deste junto da comunidade…
A importância dos jovens, mas o desconhecimento que ainda existe sobre os seus interesses e motivações. Entre as muitas associações que foram questionando e problematizando encontravam-se as associações de Escuteiros e o Clube de Futebol “Os Barulhentos” que se fizeram representar pelos seus jovens, vincando estes a importância de “ dar voz aos jovens”,sublinhando-se que dar voz, não é um monólogo, antes um diálogo, (é preciso ouvir, mas também, responder,partilhar e construir; é necessário que os jovens sintam que são parte activa dum processo construído conjuntamente). Das reflexões produzidas foram-se formulando estratégias e conclusões de que se relevam:
A importância da concertação de esforços articulados para continuar com uma rede de trabalho: (o interesse em que o grupo dinamizador continue a funcionar, alargando-se).
A utilidade duma Plataforma que se reúna regularmente, para pensar a Baixa da Banheira:(O interesse na continuidade da existência de Fóruns que reflictam o Movimento Associativo).
A necessidade de despoletar um processo formativo envolvendo técnicos e dirigentes associativos tendo em vista a qualificação das associações nomeadamente no domínio das TIC
O interesse em investir na aproximação das associações à comunidade apostando-se inclusivamente na construção de parcerias entreas Associações e as Escolas. Os primeiros efeitos já se fizeram sentir – para além das acções desenvolvidas, começaram os contactos das associações junto das escolas na intenção de conjuntamente dinamizar e melhorar a qualidade devida da comunidade educativa, principalmente as crianças mais carenciadas. Entre outras estão já previstas duas actividades, aprimeira para a interrupção lectiva da Páscoa e outra durante as férias de verão, oferecendo às crianças com menos recursos, a possibilidade de fazerem umas férias diferentes enriquecidas com actividadesdesportivas das associações, deixando aos pais algum tempo livre e a certeza que os seus filhos estão a ser acompanhados. O Projecto Integrado da Baixa da Banheira contempla várias vertentes que vão da animação comunitária, de que são exemplo os tempos de encontro entre crianças, jovens e idosos, à concepção de qualificação de famílias desestruturadas… Mas não deixa, de facto de construir um traço de especificidade e originalidade o papel que nele desempenha o movimento associativo, chamado a trabalhar em rede –recuperando uma prática vivenciada no pós 25 deAbril.
Maria Joaquina Costa/Ana Teresa Fernandes
Fonte:BOLETIM ICE
terça-feira, 24 de março de 2009
DESPORTO E MOVIMENTO

No dia 28 de Março irá realizar-se uma “Manhã de Voleibol” no Pavilhão da Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira. Esta iniciativa insere-se no Projecto Gira-Volei da Federação Portuguesa de Voleibol e pretende ser uma manhã plena de convívio, de actividade física e desportivismo que certamente os mais pequenos irão adorar.
Para a realização deste Mini-Torneio, irão ser instalados diversos mini-campos no interior do Pavilhão e distribuídas t-shirt’s a todos os participantes alusivas ao evento. As inscrições rondam já os 140 participantes!
Entidades Promotoras: PIBB, os Coordenadores das Actividades Físicas e Desportivas das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento da Mouzinho da Silveira e a Federação de Portuguesa de Voleibol.
sexta-feira, 20 de março de 2009
A nossa Terra...A nossa Gente
A Nossa Terra… a Nossa Gente, actividade no âmbito do Projecto DLFP - Do Longe Fazer Perto, cruzando a sua acção com a acção do Projecto Integrado da Baixa da Banheira, cujo objectivo é a promoção e valorização da comunidade através dos seus recursos endógenos.
O Projecto tem como grande objectivo a interacção entre: escola, professores, alunos, pais, familiares, autarquias e comunidade em geral, trabalhando as suas dinâmicas em dois eixos:
Entre professores/alunos de diferentes localidades, onde os professores reflectem conjuntamente a sua prática, partilhando experiências enriquecedoras para o grupo.
Entre escola e comunidade local promovendo acções dentro ou fora da mesma que remetam para a importância das famílias no acompanhamento educativo dos seus familiares e a valorização da sua comunidade, reflectida nas pessoas da sua terra.

1º Abertura da exposição
2º Explicitação da mesma
3º Momento de poesia popular
4º Lanche convívio
A escola EB1 nº1, enquanto anfitriã recebe:
9H30 - 10H30
Pais, familiares e alunos da Profª Dídia Lourenço
11H00 – 12H00
Pais, familiares e alunos da Profª Lara Paisana
13H30 – 14H30
Pais, familiares e alunos da Profª Ana Fernandes
quarta-feira, 18 de março de 2009
DESPORTO E MOVIMENTO
terça-feira, 17 de março de 2009
Projecto Integrado da Baixa da Banheira
PARCEIROS
ü Associação de Dadores de Sangue da Baixa da Banheira
ü Associação de Moradores da Zona Norte da Baixa da Banheira
ü Associação de Pais da Escola EB 2, 3 do Agrupamento Vertical Mouzinho da Silveira
ü Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. João I
ü Associação de Reformados e Idosos “O Norte”
ü Câmara Municipal da Moita
ü Centro de Atletismo da Baixa da Banheira (CABB)
ü Clube de Futebol “Os Barulhentos”
ü Clube União Banheirense "O Chinquilho"
ü Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento nº371)
ü Ginásio Atlético Clube
ü ICE - Instituto das Comunidades Educativas
ü Junta de Freguesia da Baixa da Banheira
ü Movimento Democrático de Mulheres
ü Movimento Sénior
ü Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros – Proj. Entre Nós
ü Sociedade Recreativa da Baixa da Serra
ü União Desportiva e Cultural Banheirense