PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FORUM DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Texto de apoio

O Papel do Movimento Associativo na sua Relação com as Escolas


O Movimento Associativo tem sido ao longo dos tempos um lugar de aprendizagem, onde o saber fazer e o saber viver, têm permitido a construção de espaços de educação não formal.
De uma maneira geral, é unânime dizer que as Associações e Colectividades, especificamente na freguesia da Baixa da Banheira trazem consigo uma história e uma tradição na Educação Informal.
Se pensarmos num território, como o é a freguesia da Baixa da Banheira, coexistem lado a lado, até na mesma rua, escolas e jardins-de-infância, associações e colectividades.
Do conhecimento que nos chega, a relação entre Escolas e Associações fica aquém das suas eventuais potencialidades.
É certo que na generalidade, as Associações são consideradas um recurso, na utilização dos espaços para as festas de Natal ou final de ano.
É desconhecido qualquer utilização da Escola, enquanto recurso, pelas Associações.
Faltará construir uma verdadeira relação de parceria?
É frequente pensar que há necessidade de todos nos adaptarmos a novas realidades, que emergem no dia a dia, realidades essas com as quais nos confrontamos sob a forma de problemas (ou desafios) sociais.
Ao considerar a importância e a mais valia que o Projecto Integrado da Baixa da Banheira poderá desempenhar na transformação e desenvolvimento de um local e numa nova dimensão daquilo que fazemos, há que provocar e questionar:

· Qual a importância das Associações nos dias de hoje?
· Que relação existe entre Movimento Associativo e a Escola?
· O que é a Escola actualmente?
· Que papel ou papeis desempenha ou pode desempenhar uma Associação na vida de uma Escola?
· Que mais valias pode tirar uma Associação na sua relação com a(s) Escola(s)?
· Podem as Escolas reciprocamente contribuir para as respostas dos problemas sentidos pelas Associações?

A reconstrução de uma intervenção fora de portas, numa perspectiva comunitária, passará sem dúvida pelo conhecimento de quem nos rodeia, e pelo reconhecimento de problemas e preocupações comuns.

Assim, podem ser elencadas algumas propostas de interacção/intercomunicação, que numa primeira fase passe pela construção de uma relação de quem está fisicamente ao nosso lado.

Obviamente que não existem respostas pré-definidas, nem uma só resposta que sirva a todos.

Lançamos o desafio de pensar em conjunto uma realidade que é partilhada por todos e o desejo daquilo que poderá vir a ser…

O sentido do Fórum será a discussão de preocupações, a partilha de propostas, numa perspectiva de enriquecimento pessoal e colectivo, enfim no enriquecimento da Baixa da Banheira.

HÁ QUE PENSAR O PRESENTE, E CONSTRUIR O FUTURO

Sem comentários:

Enviar um comentário