PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FORUM DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

UNS COM OS OUTROS

Desde sempre sopra uma brisa … uma forte envolvência que nos tenta guiar. Que voz tão grande têm eles, sábia voz que pode abrir novas janelas. Sabemos hoje, quando e onde nos pode levar. Tempo novo?
Mas afinal de que “eles” estamos a falar? E de que “nós”? Confuso?
Se experimentarem trocar o “nós” pelos jovens e o “eles” pelas associações, será tão equivalente a trocarem o “nós” pelas associações e o “eles” pelos jovens. Por isso, façam-no das duas formas e que este pensamento sirva para que todos juntos percebamos que poderemos ser “um”!
Seremos diferentes? Sim, muito diferentes! E dai? O mais importante é o que fazemos para tocar mais perto de um suposto “eles”. Será que estou receptivo? Será que tento e faço um esforço para me aproximar aos poucos e poucos? Será que penso muitas vezes na forma como “eles” pensam e sentem? É isto a essência desta mensagem. Cada vez mais se torna importante, trabalharmos uns e os outros, mas mais do que isso trabalharmos UNS COM OS OUTROS. De que forma podemos chegar até eles? De que forma podem eles chegar até nós? Será que não é hora de avançarmos conscientes e fazermo-nos ao caminho?
Ninguém disse que ser jovem era fácil. “Eles” lá têm os seus mundos. O que é preciso é saber como entrar dentro deles. E as associações? Alguém disse que não precisavam de jovens? De novas dinâmicas e gente com espírito empreendedor, com sede de aprendizagem? Precisam e precisam muito! E os jovens não necessitarão também das associações? Fontes de socialização que auxiliam o seu desenvolvimento como seres humanos, dotando-os de valores éticos, morais e pré-profissionais? Que papeis afinal são estes? Defini-los torna-se difícil, mas de uma coisa temos certeza: juntos “nós” e “eles” tornamo-nos mais fortes e tudo ganha outra vida, numa relação de cumplicidade e de complementaridade. E, assim moldando-se uns aos outros, como o oleiro molda o barro, vão trabalhando, cada vez mais, em conjunto.
Queremos construir Homens Novos, num Tempo Novo! Então, o caminho é por aqui. Espalharemos esta mensagem, porque existirá sempre uma brisa que toca no coração. É preciso querer descobri-la e despertá-la em nós.
Depois, resta-nos apenas avançar e assim seremos realizadores de sonhos … num Tempo Novo… Mas estaremos “nós” e “eles” preparados para co-existirmos?

Grupo de Jovens da Baixa da Banheira

Sem comentários:

Enviar um comentário