PRESSUPOSTOS DO PROJECTO


A noção de que a promoção da Freguesia implica trabalhar de forma interactiva e integrada, as várias dimensões do desenvolvimento – Educação, Saúde, Ambiente, Requalificação Social, etc

A noção de que se impõe implicar, também de forma interactiva, os vários actores da comunidade – crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos.

A noção de que o desenvolvimento também deve nascer, das próprias comunidades a quem cabe na verdade a gestão do seu presente e do seu futuro.

A noção de que se impõe um trabalho alargado de parceria apoiado, no forte e amplo leque de associações que proliferam na Freguesia.


… um projecto sempre em construção
.................................................................................




sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FORUM DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Texto de apoio

O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES NA SUA RELAÇÃO
COM OS ASSOCIADOS



O Movimento Associativo do Concelho da Moita e particularmente da freguesia da Baixa da Banheira foi e ainda é um dos principais impulsionadores da participação democrática e da dinamização cultural, desportiva e social. O seu papel foi e continua a ser insubstituível na construção de identidades e na formação cívica dos seus associados, tendo sido verdadeiras escolas de aprendizagem, onde estão presentes valores como o voluntariado, a igualdade e a democracia.

O associativismo na sua forma popular tem raízes profundas na freguesia da Baixa da Banheira e está intrinsecamente ligado à história do seu desenvolvimento, sendo locais onde as pessoas se reuniam para a procura de soluções para os problemas que afectavam a população. São espaços únicos de união e solidariedade, locais de cidadania onde a prática dos valores humanos é uma constante.

Além do papel social que desempenham, continuam a assumir um papel meritório na construção de políticas locais e na disponibilização de bases para a construção de concelhos qualificados.

No entanto e num País onde os recursos financeiros para a área do associativismo são escassos, torna-se imprescindível rentabilizar os vários apoios monetários de acordo com uma estratégia de prioridades, estratégia essa que deverá procurar estimular a dinâmica associativa, promovendo a sua autonomia e intervenção.

Numa sociedade de novas tecnologias e onde dia após dia as exigências de gestão e de dinamização de acções culturais, desportivas e sociais são cada vez mais elevadas, começa a ser incompatível somente o trabalho voluntário dos seus dirigentes e associados, que com todo o seu saber e a maior parte das vezes, em detrimento do devido acompanhamento familiar, dirigem as associações.

Administrar uma associação actualmente requer uma aquisição de novos conhecimentos, nomeadamente na procura de parceiros e colaboradores com vista ao financiamento das acções desenvolvidas e na procura de associados, para que em conjunto consigam alcançar os objectivos de uma associação – contribuir para o desenvolvimento da comunidade, e neste caso da comunidade da Baixa da Banheira.

Torna-se necessário, actualmente, unir esforços e vontades entre os dirigentes e associados, desde os mais novos aos mais velhos, onde é urgente a actualização das suas sedes, o desenvolvimento de acções que cativem novos associados e as suas famílias e na procura de soluções para que as nossas associações voltem a ser locais de desenvolvimento comunitário.

Numa sociedade que tende a esquecer os valores humanos e sociais, salientando os valores materiais, onde as famílias se endividam, por vezes porque não têm outra hipótese, onde os filhos ficam 10 ou mais horas nas creches, escolas e jardim-de-infância, para que os pais possam trabalhar.

Numa sociedade onde os dias passam a correr, levantar… correr… trabalhar… dormir (e pouco) …e lamentamos que não se faz outra coisa…. Será só isto? A vida está difícil, muito difícil… Mas… onde está a esperança… onde está o espírito de luta e de solidariedade para com o próximo… Não haverá um pouco… mesmo que seja muito pouco… de disponibilidade para contribuirmos para que a nossa comunidade seja melhor? Antigamente havia mais tempo? A vida era mais fácil?

O que cada associado na sua associação poderá fazer para melhorar um pouco mais? A comunidade banheirense nunca baixou os braços e se todos juntos, por pouco que seja unirem esforços na procura de novos objectivos, iremos de certeza assistir à revitalização e reconstrução destes lugares fenomenais que são as associações, os clubes e as colectividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário